Etapas que todo e-commerce de sucesso deve seguir.

Spread the love

Conheça as etapas necessárias para construir um e-commerce de sucesso.

Todo negócio, seja ele online ou físico, requer uma boa estruturação em seu planejamento inicial, para evitar falhas e gargalos nos processos, e acima de tudo, assegurar uma boa experiência ao cliente, que consequentemente, responde pelo sucesso do negócio.
Isso vale para toda nova empreitada e no e-commerce não é diferente, embora o universo online envolva algumas particularidades necessárias para construir um negócio virtual forte, sustentável, engajado e rentável. 

Um e-commerce de sucesso requer alguns pilares preponderantes em sua estruturação. Quer saber quais são eles? Vem com a gente e confira 9 etapas importantes neste processo:

Planejamento
A primeira e mais importante etapa é o planejamento. É nesta fase que você irá desenhar o seu projeto e visualizar toda a funcionalidade dele antes de colocá-lo efetivamente em prática. Esta etapa inclui estudo de mercado, investimento, cronograma, regras, público pretendido, sistema logístico, expectativas e objetivos gerais do seu negócio. Coloque todos os insights no papel, estude a viabilidade de cada ideia e então, quando estiver confiante sobre o seu negócio, coloque-o em prática. Mas antes, olhe as outras dicas abaixo.

Plataformas
No seu planejamento, é importante avaliar os sistemas mais adequados para viabilizar o seu negócio online. Avalie custos, funcionalidades, integrações, customização, e tudo o que for relevante para fazer a sua empresa funcionar virtualmente através da plataforma em questão, considerando que ela seja segura e de fácil navegação para o seu consumidor, e eficiente para você.

Equipe
Além de contar com um bom plano de estruturação e uma eficiente plataforma de e-commerce, seu negócio precisa de pessoas para funcionar. Hoje em dia, é comum vermos muitos negócios online operando com um número reduzido de colaboradores. Muitas vezes, o próprio dono é quem move todas as peças do tabuleiro. O grande problema é que, na medida em que o seu negócio vai tomando proporções maiores, fica tecnicamente impossível administrar todos os setores, sem que isso comprometa o crescimento da empresa. Por isso, é importante considerar no planejamento, o investimento necessário para a construção de uma boa equipe para te ajudar na operação do seu negócio e fazer ele crescer sustentavelmente.

Comunicação Visual
Como deve ser a cara do seu negócio? Já pensou em como ele vai conversar com o seu público? É nesta parte que entra a atenção com a comunicação visual. Para ter mais assertividade, o ideal é definir bem o seu público-alvo e entender como é o seu comportamento no meio digital, para então, traçar o melhor caminho para cativá-lo através da sua comunicação visual.

Conteúdo
Já ouviu a máxima: “Conteúdo é Rei”? Pois é, conteúdo é tudo e um dos pontos estratégicos mais importantes na construção e consolidação de um e-commerce de sucesso. A informação que você oferece ao seu público é o que poderá atraí-lo e convertê-lo em consumidor. Vale aproveitar também o seu espaço de comunicação com o seu usuário, para tirar dúvidas comuns e recorrentes através de artigos, infográficos e outros meios de informação.

Logística
Com o avanço da tecnologia e possibilidades de otimização na entrega, o preço deixou de ser um único fator determinante na escolha de um consumidor por um produto ou outro, quando se trata de e-commerce. Em um mundo cada vez mais imediatista, o usuário tem se mostrado muito mais preocupado com o prazo de entrega do seu produto do que com o valor dele. Custo com frete também entra no jogo, mas toda a cadeia logística de um e-commerce deve ser bem estruturada e comprometida com o seu consumidor se a empresa quiser ter sucesso. Por isso, é extremamente importante planejar bem a sua logística e, principalmente, contar com bons parceiros que sejam tão comprometidos quanto você na entrega do seu produto.

Sistema de pagamento
Como falado anteriormente, a experiência do usuário determina a finalização da compra ou não, por isso, é essencial facilitar este processo, através de uma fácil e intuitiva navegação pelo site, principalmente, na hora de confirmar o pedido, oferecendo meios para pagamento eficientes, de forma clara, objetiva e descomplicada, para que o seu cliente se sinta confortável e seguro ao confirmar o pedido.

Selos, certificações e segurança
Conforme o seu e-commerce for ganhando mercado, ele poderá receber prêmios através selos e certificações que assegurem a confiabilidade do seu site, assim como o comprometimento com o consumidor. Um e-commerce que apresenta diversos selos de segurança tende a vender muito mais, por isso, faz parte do jogo trabalhar duro para conquistar esses troféus.

Marketing
Por último e não menos importante, o marketing é um dos grandes pilares de um e-commerce de sucesso. Ele deverá ser o seu grande aliado em todos os momentos, para atrair, engajar, converter e fidelizar seus consumidores, através de estratégias de comunicação nos mais diversos veículos online. Dentro do seu planejamento de investimento, é importante reservar um budget para ações de marketing.

E aí, pronto para começar ou recomeçar o seu negócio online? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Estamos prontos para entregar, e você?

Etapas que todo e-commerce de sucesso deve seguir.
Compartilhe isso:
Rolar para o topo