Quer dar aquele match com o seu consumidor? A gente te explica como.

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Quer ganhar um super like do seu cliente e dar aquele match? Confira essas dicas 😉

Antes de começar falando sobre como conquistar o seu consumidor, é preciso entender quais são suas maiores dificuldades enfrentadas nas experiências com compras online e identificar os pontos de reclamações que podem ser a grande virada de jogo no seu e-commerce para você dar aquele match com o seu cliente.

A melhor forma de manter o seu negócio online em constante evolução, é conhecer a fundo as principais reclamações dos consumidores em e-commerces e buscar a melhor solução para esses problemas.

Para te ajudar nesse processo, listamos as reclamações mais recorrentes em e-commerces no Brasil. Confira:

Demora na entrega
Quando um cliente realiza uma compra online, ele sabe que não terá o seu produto em mãos imediatamente, no entanto, ele sempre espera que a sua encomenda chegue o mais rápido possível, mesmo ciente do prazo máximo definido pela empresa. No pior cenário, se a compra chegar depois do prazo estipulado, a reclamação pode se intensificar.
Por isso, é extremamente importante estar atento a toda a cadeia logística da empresa, para manter o compromisso com o cliente e garantir entregas mais ágeis.

Danos ao produto ou extravio
Ninguém merece esperar para receber um produto e, quando ele finalmente chega, você nota que ele está danificado. Essa frustração representa uma das principais reclamações por parte dos consumidores e é preciso muita atenção na logística do e-commerce para evitar esse tipo de problema com extravio ou dano ao produto.
Para manter a qualidade da empresa, é muito importante saber escolher os seus parceiros logísticos, pois, quando ocorre esse tipo de problema, o cliente não irá disseminar sua reclamação sobre a transportadora, mas sim, sobre o e-commerce onde comprou sua loja, visto que a integridade do produto adquirido seja de total responsabilidade da loja virtual, assim como a escolha da transportadora.

Cancelamento do pedido
Tão fácil quando comprar, deveria ser cancelar. É isso que a grande maioria dos consumidores espera de um bom e-commerce. Uma pesquisa mostrou que cerca de 92% dos consumidores afirmam que se a logística reversa for simplificada, eles se mantém dispostos a comprar novamente no mesmo e-commerce. Esse número nos prova o quanto é importante facilitar as transações do seu cliente dentro do e-commerce, seja para comprar ou para cancelar um pedido. É um grande erro dificultar o processo de cancelamento sob o receio de perder a venda, pois esse comportamento não imprime confiança ou transparência ao cliente final.
Além disso, um grande diferencial é deixar explícito um manual explicativo, didático e intuitivo sobre as políticas de cancelamento, troca ou devolução. Isso transmite credibilidade, reduz as reclamações e aumenta a confiança do seu consumidor com a sua marca. 😉

Atendimento ao Cliente
O grande campeão na lista de reclamações recorrentes é o atendimento ao cliente, ou o tão conhecido SAC. Estar constantemente disponível ao seu consumidor, para ouvir suas dúvidas, reclamações, sugestões ou qualquer tipo de comentário referente a experiência dele com a sua marca, é essencial para humanizar o processo, acalmar e fidelizar o seu cliente. Além disso, muitas informações passadas pelo atendimento podem ser muito úteis para a evolução do seu negócio. Utilize as críticas a seu favor.

Métodos de pagamento
Como temos falado, a experiência do usuário com a sua marca deve ser fluida, prática, rápida e descomplicada. Analisando as principais insatisfações do consumidor em e-commerce, percebemos que a complicação na fase final de pagamento, pode ser um grande fator impeditivo para o cliente fechar a compra. Um site que apresenta muita complicação nos métodos de pagamento, pode transmitir insegurança ao consumidor. Por isso, a regra é simples: descomplique. Ofereça o máximo de opções possíveis para pagamento em seu site. Em caso de boletos bancários, experimente disponibilizar um botão para automatizar a cópia do código de barras e facilite o pagamento para que ele ocorra o mais rápido possível. Mantenha-se antenado nas tendências de fintechs para oferecer sempre a melhor solução nos sistemas de pagamento online para o seu cliente.

Com essas dicas, fica fácil o seu cliente dar um super like na sua loja virtual. Analise toda a sua estrutura interna para se certificar de que nenhuma dessas reclamações poderá impactar no seu negócio. É válido ressaltar que nenhum e-commerce está ou estará imune a qualquer tipo de reclamação ou problema, mas, minimizar os erros é um dos melhores caminhos para buscar o sucesso.

Gostou desta dica? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!

Estamos prontos para entregar, e você?

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