PARCEIROS VIP EM LOGÍSTICA PROPORCIONAM FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO VAREJO ONLINE

pessoas comprando online
Fonte: Log2

Em 2020, o varejo digital apresentou um largo crescimento por conta da pandemia, já que as compras online passaram a ser alternativa para muitos brasileiros. No primeiro trimestre de 2021, o segmento cresceu 72,2%, se comparado com o mesmo período de 2020, segundo dados divulgados pela Neotrust. Neste contexto, a experiência do cliente com as compras é fundamental para garantir a fidelização. E a experiência não acaba com a compra – envolve a entrega e o pós (caso haja algum problema).

Segundo informações da Marketing Metrics, as chances de vender novamente para clientes que já compraram daquela marca é de 60% a 70%. Uma boa estratégia é realizar uma entrega eficiente, na qual o produto chega intacto e em até 24 horas. O desafio é enorme: o Brasil apresenta inúmeros desafios logísticos, e as logtechs têm ajudado grandes marcas do varejo utilizando tecnologia para rotas e gestão logística.

A Uello, empresa de logística que usa tecnologia e rede colaborativa para oferecer serviços de frete urbano para grandes e médias empresas, tem entre seus clientes gigantes do varejo como Arezzo, MMartan, Petz, Etna, Polishop e DPaschoal com uma malha last mile mais eficiente por meio do modelo “ship from store”, no qual a entrega é descentralizada, – os produtos saem de lojas próximas do endereço e não de grandes galpões.

Outro benefício é a logística em tempo real, em que o cliente tem sua experiência melhorada com o acesso a uma plataforma de rastreamento completa disponível ao varejista. Algumas soluções da startup têm índices de atrasos e insucessos abaixo de 1%. As transportadoras tradicionais possuem este índice ao redor de 10%.

Aproveitando as datas sazonais

As datas comemorativas são importantes para o varejo digital e uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e atrair novos. Segundo pesquisa da Ebit | Nielsen na pesquisa Webshoppers, as datas sazonais representaram 34% do faturamento do e-commerce em 2020. Ainda segundo o relatório, em 2020, o Dia dos Namorados – comemorado este ano no último sábado – teve 91% de crescimento no faturamento.

Confira abaixo dicas sobre como um parceiro VIP pode ajudar a conquistar consumidores nessas datas:

1 – Deixe de lado a entrega sem aviso prévio

A entrega sem aviso prévio é uma das grandes problemáticas para as pessoas que compram produtos pela internet, segundo a Uello, e também torna-se um prejuízo para as lojas do varejo que assumem o custo pelo retorno do produto aos pontos de envio. A logística em tempo real pode ser uma solução. “Essa é uma alternativa para empresas que querem garantir a entrega dos produtos e identificar quando o cliente estará disponível para receber a mercadoria. No entanto, poucos fornecedores oferecem esse serviço”, aponta Fernando Sartori, CEO da Uello.

2 – Gratuidade no frete

O preço que será pago pela entrega ainda é um dos fatores motivadores de compra no e-commerce, segundo a Ebit | Nielsen. No último ano, o número de pedidos com frete grátis aumentou 41%. Mas, em muitos casos, o valor do frete está relacionado à urgência que o consumidor tem em receber sua compra, o que faz com que ele pague mais para ter sua mercadoria o quanto antes. “Pensar na experiência do cliente é fundamental para a escolha do valor do frete. Também é preciso lembrar que quanto mais ele paga pelo frete, mais exigente fica em relação à entrega”, esclarece Sartori.

3 – Invista em uma plataforma de logística otimizada

Segundo o relatório Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen e do banco Bexs, em 2020, 55,1% das transações no comércio eletrônico foram feitas pelo smartphone. Por isso, contar com uma plataforma que proporcione usabilidade e uma boa experiência para o cliente é um bom investimento. “A Uello oferece abordagem consultiva de operações, customização e adaptações de modelos comerciais para as empresas. Já nas entregas, mantém prazos expressos e alto índice de sucesso”, esclarece o CEO da empresa.

4 – Garanta uma experiência pós-venda

Implementar uma boa experiência pós-venda faz com que o cliente se sinta importante e que não seja apenas um número. Por isso, investir em políticas de troca e devolução e atendimento de satisfação, por exemplo, é fundamental para estreitar o relacionamento com o comprador e fidelizá-lo. Segundo Fernando Sartori, “uma empresa que não avalia ou recebe feedback de clientes não tem inteligência de dados para saber como atingir ou sensibilizar este usuário”. 

link original

TALVEZ POSSA TE INTERESSAR:

SE INSCREVA EM NOSSA NEWSLETTER